sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROJETO CANOUGE.

PROJETO
CANOUGE
Xadrez e Vida
Prof. Paulo J. A. Pedroza




Prof. Paulo J. A. Pedroza
Graduado em Licenciatura Plena
em Ciências com Habilitação em
Matemática pela FAINTVISA.
Especialização em Programação
de Matemática Aplicada ao Ensino
Fundamental e Médio, pela FAINTVISA.
Professor efetivo do Estado desde
1998.
Professor efetivo do município de
Vitória de Santo Antão desde
2007.








Dos estudos feitos por meio dos documentos
antiquíssimos, chegaram os historiadores à
conclusão de que o jogo de xadrez é de origem
hindu. Admite-se hoje, em virtude das pesquisas
feitas, que esse interessante jogo chegou ao
conhecimento dos persas enviado diretamente
da Índia, fato que ocorreu por volta do VI século.
Há sobre esses episódios remotíssimos da
história enxadrística uma versão muito interessante.
Um rei, chamado Canouge, que era
senhor de uma das grandes províncias do Ganges,
enviou a seu amigo Chosróés-Nouschirvan,
que tinha nas mãos o destino da Pérsia, um
jogo de xadrez completo – peças e tabuleiro. O
presente foi, porém, remetido sem a menor
indicação sobre as regras e finalidades do jogo.
Não se mostrou, porém, o soberano persa surpreendido
ou contrariado com a extravagância
do príncipe hindu. Chamou seu vizir Bujurjmihr,
homem dotado de invulgar inteligência, e pediulhe
que descobrisse a maneira de utilizar aquelas
peças e armar uma partida.
O vizir Bujurjmihr (reza a lenda), sem auxílio de
pessoa alguma, pela análise da forma das diferentes
peças, descobriu todas as regras do
xadrez e ensinou ao monarca como devia ser
disputada, do princípio ao fim, uma partida do
originalíssimo jogo. (Essa singular versão é
endossada por Hyde no seu famoso tratado
Ludis orientalibus libri





O PROJETO CANOUGE TEM COMO FOCO CENTRAL O
JOGO DE XADREZ E SUAS CARACTERÍSTICAS DE
GRANDE VALOR PARA A FORMAÇÃO DE PESSOAS
ATENTAS, CONCENTRADAS,DISCIPLINADAS E INTELIGENTES.
NESTE ANO DE 2010 TIVEMOS COMO QUESTÃO ESSENCIAL: O
JOGO DE XADREZ
PODE AJUDAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ÉTICOS
E RESPONSÁVEIS? E AINDA DAS QUESTÕES DE
UNIDADE: COMO É CONHECIDO AO REDOR DO
MUNDO O JOGO DE XADREZ E SEUS ELEMENTOS?
QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA UM
ATLETA? QUAL A LIGAÇÃO ENTRE O XADREZ E A
MATEMÁTICA? O XADREZ PODE SER CONSIDERADO
UMA CIÊNCIA? COMO VIVIA HÁ 3 MIL ANOS E
COMO VIVE HOJE O POVO INDIANO E, EM PARTICULAR,
OS HINDUS? QUAIS AS CONDIÇÕES GEOGRÁ-
FICAS (FÍSICA E POLÍTICA) DA ÍNDIA? O XADREZ
PODE SER CONSIDERADO UMA ARTE? O QUE OCORRE
NO CORPO DE UM ENXADRISTA DURANTE
UMA PARTIDA DE XADREZ? O XADREZ PODE SER
CONSIDERADO UM ESPORTE? QUAL A FUNÇÃO DOS
JOGOS NA SOCIEDADE? QUAL A IMPORTÂNCIA DOS
JOGOS PARA O SER HUMANO?
OS TRABALHOS SÃO, ENTÃO, DESENVOLVIDOS NO
SENTIDO DE RESPONDER A ESTAS QUESTÕES
(ESSENCIAL E DE UNIDADE), COMO SE FOSSE UMA
TRILHA QUE LEVA A UM DESTINO DESEJADO.

Por que o jogo de xadrez?

O jogo de xadrez tem sido utilizado em uma grande
quantidade de escolas (principalmente privadas) e,
com isto, essas escolas têm se destacado entre todas
com melhores resultados nas avaliações de larga
escala.
Esses resultados são alcançados em boa parte porque
o xadrez: é cultura; tem uma base matemática; estimula
o desenvolvimento de diferentes habilidades
cognitivas; pode ser utilizado como elemento estruturante
do tempo livre do indivíduo; proporciona prazer
em seu estudo; dita uma pauta ética devido às suas
múltiplas virtudes; contribui para a formação de melhores
cidadãos.
Ao oportunizar e incentivar a prática do xadrez na
escola conseguimos favorecer o pensamento lógico, o
poder de concentração e o espírito de responsabilidade.

Onde queremos chegar?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz em seu art
2º: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada
nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho”.
O xadrez, por ser um jogo de regras rígidas, dita uma pauta ética em
um momento propício para a aquisição de valores morais; devido
às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação
de melhores cidadãos e aperfeiçoamento do raciocínio
lógico, da concentração e da memória — indispensáveis,
nos dias atuais, a qualquer trabalhador.





O Diferencial

A escola Antonio Dias Cardoso não é a única escola
estadual a ter um projeto de xadrez. Talvez o diferencial
do Projeto Canouge para com outros projetos
de xadrez seja a Interdisciplinaridade, quando as
disciplinas escolares são orientadas a responder as
questões de unidade, que estão sempre relacionadas
com o jogo de xadrez.
Assim sendo, os professores de Língua Portuguesa
podem trabalhar com seus alunos a importância da
comunicação (oral e/ou simbólica) entre jogadores;
os professores de Biologia trabalham com o que
ocorre no corpo de um enxadrista durante uma
partida ou torneio; os professores de Geografia
discutem as condições de vida na Índia (provável
local de origem do ancestral do xadrez); os professores
de Artes debatem sobre as características
artísticas do jogo de xadrez; os professores de Matemática
mostram os conteúdos da disciplina envolvidos
com o jogo; e muito mais.
Então, viva o xadrez, pois xadrez é vida, logo:
PROJETO CANOUGE
XADREZ E VIDA.



Email: clntepe12001paulo@hotmail.com
O Que é o Projeto Canouge?
Estudantes praticando
o xadrez.
Apresentação do
Projeto na Feira Cultural
da escola.
Rua Desenhista Francisco Manoel, 29 - Bela Vista
Vitória de Santo Antão - PE
CEP 55608-580


.

2 comentários:

  1. Casinos with Slots at Casino Sites | ChoE Casino
    choegocasino.com slots › casino-sites › slots › casino-sites Casinos with Slots at Casino Sites. ChoE Casino delivers real money gaming experience across every device. All you have to do is sign up for an account and claim

    ResponderExcluir